O Tempo e o Vento na tela do Cine Vagalume



Dando sequência a temática de projetar filmes baseados em livros, para esta semana a equipe do Cineclube Vagalume selecionou o filme: O tempo e o vento.
A trilogia O Tempo e o Vento, do renomado escritor gaúcho Érico Veríssimo, foi adaptada para  o cinema, valorizando a quantidade de personagens, linhas narrativas e riquezas de detalhes
Assim, o épico da família Terra-Cambará ganha a visão pelos olhos de uma Bibiana (Fernanda Montenegro) aos oitenta anos. Mas o que poderia ser uma escolha interessante, acaba se revelando deveras falho, principalmente pela falta de arrojo e ousadia de Monjardim.
Essa volta no tempo, emoldurada em um fotografia que remete aos clássicos do cinema norte-americano, procura remontar a história da família Terra desde quando Ana Terra se apaixonou por um mestiço de índio. No entanto, Monjardim conduz tais recortes temporais da forma mais corriqueira possível.
Entre mais baixos do que altos, O Tempo e o Vento é o tipo de produção que ornamenta uma história melancólica e dura de uma maneira a se tornar encantadora. É quando um momento historicamente notável, escrito por um autor talentoso como Érico Veríssimo, é colocado de lado em busca da comoção simplória da audiência por uma trama de amor nem sempre eficiente.


Confira a sinopse do filme:
Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Confira o trailer:


0 Comments:

Postar um comentário