Após um intervalo de quase seis meses, o Cineclube Vagalume volta retoma as atividades nesta sexta-feira, dia 29 de março, com uma programação especial de Páscoa.
A proposta nesta etapa é a descentralização das ações, indo ao encontro do público, a sessão de reinauguração acontecerá no Largo Farroupilha, à partir das 18 horas, o filme a ser exibido é “Hop – o Rebelde sem páscoa”, uma animação que promete divertir crianças e adultos no feriado da sexta-feira santa.
Neste ano o Cineclube dará enfoque às ações nas comunidades, deixando de manter uma sessão fixa para potencializar suas atividades junto ao público.
Segundo os organizadores das Sessões, o Cineclubismo existe no Brasil desde 1929, e o Vagalume surgiu em 2005, durante uma retomada do movimento cineclubista brasileiro, que esteve desarticulado por cerca de 20 anos, a atividade tem como o objetivo a educação do olhar, possibilitando aos frequentadores das sessões o desenvolvimento do senso crítico e a apropriação pelos seus bens culturais.
A idéia é retomar as exibições de filmes gratuitos sempre na última semana de cada mês e a cada mês realizar a exibição em um ponto estratégico da cidade, se deslocando até bairros e até mesmo ao interior do município, esta nova estratégia compõe um dos objetivos do cineclubismo, que é a formação de público.
A equipe do Cineclube Vagalume também busca promover as conversas informais após o filme, fazendo com que o público comente sobre o que gostaram no filme, o que mais chamou atenção e também o que desagradou na produção cinematográfica, esta ação é denominada “educação do olhar”, onde provoca e tira as pessoas da estagnação cultural, tornando-as formadoras de opinião em todos os aspectos de suas vidas.
Além das Sessões descentralizadas, os cineclubistas pretendem também estabelecer parcerias para a realização de sessões especiais, para isso já estão em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e a Universidade Federal do Pampa - Unipampa.
0 Comments:
Postar um comentário