7 anos da 7ª arte em Caçapava do Sul!!!

                   No  dia 13 de agosto o Cineclube Vagalume completa 7 anos de atividades em Caçapava do Sul. Mais de 7000 pessoas dedicaram o seu tempo a assistir um bom filme em uma das quase 400 sessões já realizadas.
              Durante esses anos, aconteceram várias experiências, a equipe cineclubista pôde reparar que os filmes transmitem diferentes emoções para quem assiste. Possibilitando conhecer outras culturas e relações sociais, sem precisar viajar pelo mundo afora.
                   O Cineclube Vagalume é um dos 500 cineclubes filiados ao Conselho Nacional de Cineclubes, que tem como principal função mapear o movimento cineclubista no Brasil. Promovendo bienalmente encontros com um representante de cada instituição do país. O objetivo das Jornadas Cineclubistas é a troca de experiências para solucionar problemas como sustentabilidade e formação estatutos. Já ocorreram encontros em Atibaia – SP, Belo Horizonte - Minas Gerais, Moreno – Pernambuco e em 2013 um representante de Caçapava do Sul, marcará presença em Itaparica -  Bahia.
                 Ao contrário das salas comerciais de cinema, onde o principal objetivo é "vender" sessões para pagar os altos custos da produção cinematográfica mundial, e este fato é comprovado ao final de cada filme, onde rapidamente as luzes se acendem para liberar a sala para a proxima sessão. O cineclube surge como uma alternativa, uma nova proposta, e no final de cada filme as pessoas são convidadas a expressarem suas opiniões. E não existe formalismos, no Vagalume as pessoas sentem-se a vontade para partcipar das conversas póstumas ao filme.
                 Para quem quiser participar do movimento em Caçapava do Sul é só entrar em contato através através do e-mail cineclubevagalume@farrapo.com.br, redes sociais, ou conversar com o Renato, na Secretaria de Cultura e Turismo (Quiosque).
                Como o cineclubismo está de aniversário, a equipe resolveu homenagear o Professor Gilvan Dochkorn, quem incentivou e não mediu esforços para que o Cineclube Vagalume criasse raizes em Caçapava. Sempre com o pé no chão, o conselho mais falado por ele, levou o nome do ciclo de filmes azarados em agosto: " Se tem possibilidade de dar errado, vai dar!"



0 Comments:

Postar um comentário