Cineclube realiza oficina de vídeo

Assistir a um filme em casa ou no cinema é um exemplo de prestigiar a 7ª arte. Mas você, já pensou em realizá-la? Pois é, pensando nisso, o Cineclube Vagalume decidiu desenvolver um novo projeto que faz parte do Coletivo Cultural Vagalume.

Além das caracterizações e encenações que acompanham a panfletagem nas ruas, agora também é possível aprender a técnicas de filmagem e edição, através da Oficina de Vídeo.

19/11/2010 O primeiro trabalho realizado deste novo projeto foi na Escola Municipal Patrício Dias Ferreira que fica no interior de Caçapava do Sul. Lá, várias turmas, principalmente as 5ª séries, tiveram a oportunidade de aprender a filmar, gravar, editar vídeos e, claro, conhecer sobre a atividade cineclubista que está cada vez mais ativa no Brasil e no mundo.

Durante os primeiros contatos com as câmeras, a gurizada se divertia utilizando o zoom e filmando seus colegas de aula. No pátio da escola registravam a frente do prédio, o campo de futebol e as primeiras cenas combinadas com os oficineiros.
Eduardo (esq.) passando as dicas antes da filmagem

Com os alunos do turno da manhã foram trabalhadas as técnicas de expressionismo e técnicas de edição. Já, com os estudantes da tarde, a primeira produção cinematográfica. Utilizando uma câmera filmadora mini dv e duas câmeras digitais foi feito um mini-metragem sobre uma emboscada a qual os próprios alunos atuaram em frente e atrás das lentes.
 Bruno (centro) fala aos professores sobre as atividades realizadas

No final do dia, os integrantes do Vagalume reuniram-se com os representantes das outras oficinas e com os professores da escola para debater sobre os trabalhos desenvolvidos e todos chegaram à conclusão de que foi muito produtivo e marcante para a escola, segundo a professora Neila. 

> Em breve, aqui no blog, o mini-metragem produzido nesta oficina;
> E também, um teaser das caracterizações dos vagalúmicos no centro da cidade. Aguarde!

0 Comments:

Postar um comentário