The Doors – o mito de uma geração, em cartaz no Cine Vagalume


Um grupo de jovens se conhece e decide se juntar e montar uma banda de rock, um deles já aparenta ter um talento nato e estar predestinado ao sucesso. O caminho até ao topo é então mostrado sem grandes obstáculos. Alcançado o estrelato, começa então a fase da decadência, na qual os integrantes se afundam nas drogas e na autodestruição. Geralmente as cinebiografias deste gênero terminam com um final trágico, que em parte justifica a adaptação. Esta mesma fórmula está presente em filmes como Sid and Nancy (1986), Cazuza (2004), The Runaways (2010), Control (2007) e em tantos outros que buscam na trajetória de estrelas do música a inspiração para a construção de seus roteiros.
The Doors - O Mito de Uma Geração (1991), de Oliver Stone, não foge à esta fórmula, porém o toque estilístico do cineasta está claramente perceptível no roteiro e na direção, tornando o singular quando comparado aos demais. O filme leva o nome da banda, mas aqui quem é retratado, não só em sua intimidade, como mesmo em sua alma, é Jim Morrison, o líder e vocalista da banda.
O roteiro do filme, por mais previsível que seja para um fã da banda, ainda consegue surpreender, e são os pequenos detalhes que o tornam grandioso. É memorável, por exemplo, o diálogo alucinado entre Morrison e Andy Warhol, quando eles se encontram em uma festa onde tudo é permitido. Outro artifício interessante é o uso de um personagem fictício como ferramenta dramática, um índio que aparece em diversos momentos do filme em visões e em delírios de Morrison. Quando ainda era criança Jim estava viajando com sua família, quando passou por um acidente e mesmo contra a vontade de seus pais, ele viu o rosto do velho índio que agonizava. Aquela visão o traumatizaria para o resto de sua vida e nos momentos de êxtase no palco, sob o efeitos de drogas, ele acreditava estar possuído por uma entidade indígena, que o impulsionava para uma vida primitiva, baseada apenas em sexo e prazeres sem limites.
O filme The Doors levou cerca de 20 anos até ficar pronto, durante este longo período muitos atores estiveram cotados para o papel de Jim Morrison, dentre eles John Travolta, Tom Cruise, Jason Patric e Ian Astbury, vocalista do The Cult.

O filme será exibido na quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. A entrada é gratuita. 



0 Comments:

Postar um comentário